Windows versus Linux


Muita gente que eu conheço diz que linux não presta, que dá muito trabalho pra configurar, enfim, que definitivamente não se simpatiza com o sistema operacional. Eu também já passei muitos apuros usando o sistema de código aberto, mas hoje em dia (após sucessivas buscas no google sobre com instalar um "tar.gz", logar como root, etc) até estou me familiarizando um pouco com o pingüim. Não discordo que realmente é uma CANSEIRA instalar qualquer tipo de coisa no linux - no windows basta sair clicando em next, next e finish. Mas a verdade é que isso tem mudado bastante hoje em dia. Com a introdução de distribuições linux mais amigáveis (como o ubuntu, que aprovo e indico) tarefas simples, como instalar um programa, têm continuado simples, talvez não tão simples como no windows, mas, em comparação com outras distribuições, sim.

A verdade é que o linux tem ganhado muito espaço hoje em dia, principalmente nas empresas. E essa tendência é de ficar cada vez mais evidente. Usando linux, diferentemente do Windows, as empresas não precisam pagar licença. Até mesmo dispositivos móveis com sistemas embarcados já sinalizam a opção de rodar o S.O. do pingüim.
Mas talvez você se pergunte "E daí, eu uso no meu pc windows e não preciso pagar licença! Quem nunca usou um windows pirata que atire a primeira pedra!"
Bom, eu não estou aqui defendendo o uso de software não-original, mas vejo que, principalmente com a popularização da internet, é uma realidade a maioria dos computadores domésticos possuirem o sistema "genérico" em vez do original.
E talvez seja por isso que o linux tem crescido mais nas empresas do que nas casas dos usuários. Existe "sempre" uma fiscalização, e quem é pego usando windows não-original é obrigado a pagar uma multa salgada. Nunca vi de fato se isso é verdade, mas já ouvi dizer que em aeroportos os usuários de notebook que possuem windows às vezes são obrigados a mostrar se estão usando um original. Talvez seja estratégia da microsoft de fazer parcerias com as empresas em colocar o sistema já instalado em notebooks, pra que não haja mais pirataria ainda do que já existe. Afinal, quem nunca viu um Sony Vaio à venda com Vista original de fábrica?

Dá pra colocar linux nos computadores da minha empresa sem dor de cabeça?

A tendência de sistemas de código aberto se tornarem cada vez mais populares se mostra a partir das pequenas empresas. O gasto com licença pode ser revertido para outros setores, como treinamento de pessoal. Deixo pra você um tutorial mostrando que ter e usar linux não é um bicho de sete cabeças, aliás, sua aparência e funcionalidades se parecem bastante com o windows.

http://www.tuxresources.org/blog/winlin/

Hasta Luego!

1 comentários:

Marcel Campos disse...

Olha, o Linux já foi bem difícil de se instalar e gerenciar, mas isso já caiu no conceito faz um certo tempo, hoje podemos usar o Ubuntu como exemplo que é super simples de instalar e usar. Eu mesmo tenho um instalado em casa.

Pra quem não tem outra máquina pra testar eu recomendo baixar o software da vmWare, ele cria um computador virtual dentro do seu computador onde você pode instalar nele o que quiser sem arriscar perder tudo do seu atual sistema.

Fora toda essa discussão sobre Linux e Windows eu ainda sou fã de carteirinha do Mac OS X, mas ai são outros quinhentos.

Obrigado pelo elogio no meu Blog João Helio!

Se tiver dicas do que vc gostaria de ver diferente é só me mandar.

Abs e continue lendo o Diariamente e postando assuntos interessantes no teu Blog.

Marcel Campos.